A Toyota anunciou a suspensão da produção em suas fábricas no Brasil, após uma forte tempestade ocorrida na segunda-feira (22). A unidade de Porto Feliz, em São Paulo, onde são produzidos os motores da empresa, sofreu danos significativos.
Em decorrência dos estragos na planta de Porto Feliz, as unidades de Indaiatuba e Sorocaba, também localizadas no estado e abastecidas pela fábrica de motores, interromperam suas operações.
A montadora informou que a retomada das atividades na planta de motores levará meses e que está buscando alternativas para o fornecimento de motores junto a outras unidades da Toyota em diferentes países. O objetivo é retomar a produção de veículos nas fábricas de Sorocaba e Indaiatuba.
A empresa está em negociação com seus funcionários e propôs a suspensão temporária dos contratos de trabalho (layoff). Nesta modalidade, os trabalhadores permanecem sem prestar serviços e sem receber o salário integral, mas o vínculo empregatício é mantido.
Os trabalhadores da fábrica de Sorocaba decidirão em assembleia virtual, a partir desta sexta-feira (25), se aceitam a proposta de layoff. A votação se estenderá até o dia 28.
O sindicato da categoria informou que a empresa se comprometeu a manter os empregos de todos os trabalhadores de Porto Feliz, incluindo a garantia dos benefícios já negociados.
A Toyota afirmou que as propostas serão apresentadas para votação nos próximos dias e, assim que aprovadas, serão implementadas de forma emergencial.
Fonte: agenciabrasil.ebc.com.br