Número de Brasileiros Buscando Emprego Há Mais de 2 Anos Cai Quase 18%

Crédito: agenciabrasil.ebc.com.br

O mercado de trabalho brasileiro apresenta sinais de melhora. No terceiro trimestre de 2025, o número de trabalhadores que buscavam uma colocação há dois anos ou mais apresentou uma queda significativa de 17,8% em comparação com o mesmo período do ano anterior.

Este cenário positivo se estende também para outras faixas de tempo de procura por emprego. O contingente de pessoas buscando ocupação por um período entre um mês e menos de um ano atingiu o menor patamar desde o início da série histórica em 2012. Um recorde de baixa também foi registrado para aqueles que procuram emprego há um período que varia de um a menos de dois anos.

Além disso, o número de brasileiros que estão à procura de trabalho há menos de um mês também registrou uma diminuição, com uma queda de 14,2% em relação ao terceiro trimestre de 2024.

Essa redução generalizada no tempo de procura por emprego ocorre em um contexto em que o país atingiu a taxa de desocupação de 5,6%, considerada a menor já registrada desde 2012.

Os dados revelam ainda a distribuição dos desocupados em diferentes faixas de tempo de procura: menos de um mês (1,1 milhão de pessoas, representando uma redução de 14,2% em relação ao ano anterior e o menor contingente desde o terceiro trimestre de 2015); um mês a menos de um ano (3 milhões de desocupados, com uma redução de 12,2% e o menor contingente já registrado); um ano a menos de dois anos (666 mil pessoas, uma redução de 11,1% e o menor número já registrado); e dois anos ou mais (1,2 milhão de pessoas, uma redução de 17,8% e o menor contingente desde 2014).

No terceiro trimestre de 2025, a maior parte dos desocupados (50,8%) estava na faixa de um mês a menos de um ano de procura. Já aqueles que procuravam emprego há dois anos ou mais representavam 19,5% do total, a menor parcela desde 2015.

Fonte: agenciabrasil.ebc.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas notícias

Leia mais