Ícone dos quadrinhos, Mauricio de Sousa recebe homenagem na Mostra de Cinema de SP
O renomado desenhista, cartunista e escritor brasileiro Mauricio de Sousa, prestes a completar 90 anos, foi o grande homenageado da noite de abertura da Mostra Internacional de Cinema de São Paulo. A solenidade, realizada nesta quarta-feira, outorgou a ele o prestigioso troféu Leon Cakoff, que reconhece personalidades de destaque por suas contribuições significativas à cultura e ao mercado audiovisual brasileiro.
Embora não tenha podido comparecer pessoalmente, Mauricio de Sousa foi representado por seu filho, Mauro Sousa, que o interpreta no cinema no longa “Mauricio de Sousa – O Filme”. Mauro expressou a emoção da família com a homenagem, ressaltando o sonho antigo do pai de ver seus personagens e obras ganharem vida nas telas. O filme tem estreia prevista para 23 de outubro, mas será exibido em sessão especial na Mostra dois dias antes.
Além de Mauricio de Sousa, a cineasta martinicana Euzhan Palcy também foi homenageada com o Prêmio Humanidade, em reconhecimento ao seu papel na luta contra o apartheid na África do Sul e por inspirar cineastas do mundo todo, especialmente mulheres negras. Palcy, pioneira no cinema, abriu caminho para mulheres negras em espaços antes inacessíveis.
A 49ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, que teve início nesta quinta-feira, apresenta 373 filmes de 80 países, exibidos em diversos espaços culturais da capital paulista. Entre os filmes programados, destaca-se “O Agente Secreto”, de Kleber Mendonça Filho, escolhido para representar o Brasil na corrida pelo Oscar. A mostra também exibirá 84 filmes brasileiros, incluindo clássicos restaurados como “Garota de Ipanema” e “Um Céu de Estrelas”.
A programação completa da Mostra Internacional de Cinema de São Paulo está disponível online.
Fonte: agenciabrasil.ebc.com.br