O presidente Luiz Inácio Lula da Silva utilizou a rede nacional de e televisão na véspera do Dia da Independência para enfatizar a importância da soberania nacional, da união dos brasileiros e da defesa da democracia, do meio ambiente e das instituições do país.
Em seu pronunciamento, Lula associou o 7 de setembro à conquista da liberdade e da soberania brasileira, reiterando que o país não é, nem será, colônia de nenhuma nação. Ele destacou a capacidade do Brasil de governar e cuidar de seu território e povo sem interferência externa.
O presidente também criticou o papel de alguns políticos brasileiros que, segundo ele, estimulam ataques contra o Brasil, afirmando que eles foram eleitos para trabalhar pelo povo, mas defendem apenas interesses pessoais, classificando-os como “traidores da pátria”.
Lula ressaltou que a defesa da soberania se manifesta no combate à desigualdade, na proteção dos direitos dos trabalhadores, na criação de oportunidades para os jovens e no apoio a empreendedores e pessoas em situação de vulnerabilidade. Ele enfatizou que as políticas públicas são possíveis porque o Brasil é um país soberano que optou por cuidar de seu povo.
O presidente defendeu a manutenção do Pix como sistema público e gratuito. Adicionalmente, criticou o uso das redes digitais para disseminar desinformação, discurso de ódio e crimes, como a exploração sexual de crianças e adolescentes.
Lula também mencionou avanços do governo, como a redução do desemprego, a abertura de novos mercados para exportações brasileiras e a diminuição do desmatamento na Amazônia, além da preparação para a Conferência do Clima da ONU (COP30) que será realizada em Belém.
Ao concluir, Lula convocou os brasileiros à união em defesa da pátria e das cores da bandeira nacional.
Fonte: agenciabrasil.ebc.com.br