Enem 2025: Não perca a prova! Saiba onde e como acessar seu local de exame.

Crédito: agenciabrasil.ebc.com.br

A primeira etapa do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 será aplicada em todas as 27 unidades da Federação, no próximo domingo, para mais de 4,81 milhões de inscritos. Conhecer o local de prova e planejar o deslocamento é fundamental. Atrasos não serão tolerados, e o fechamento dos portões às 13h (horário de Brasília) é definitivo.

A informação sobre o local de prova está disponível no Cartão de Confirmação de Inscrição, acessível na Página do Participante, no do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O documento também informa o número de inscrição, datas e horários das provas, além de indicar se o participante tem direito a atendimento especializado ou tratamento por nome social. Embora não seja obrigatório, o Inep recomenda levar o cartão impresso nos dois dias de exame.

Para acessar e imprimir o Cartão de Confirmação de Inscrição, o candidato deve acessar a Página do Participante e selecionar o botão “Página do Participante – Entrar com gov.br”. Em seguida, usar o login único do Gov.Br. Já na Página do Participante, à esquerda da tela, clicar em “Local de Prova”, e, na sequência, no ícone azul apresentado pelo assistente virtual. O sistema abrirá o Cartão de Confirmação de Inscrição. Para imprimir, basta descer a tela até o final da página e clicar no botão “Imprimir”.

Especialistas recomendam chegar ao local com antecedência para evitar ansiedade. O ideal é sair de casa de duas a três horas antes do horário da prova, dependendo da distância. É importante considerar o tempo de deslocamento, trajetos alternativos e diferentes modais de transporte.

A demanda por carros de aplicativo tende a ser alta nos horários de pico, entre 11h e 13h, com possíveis demoras e aumento de preços. Algumas cidades brasileiras anunciaram gratuidade ou reforço no transporte público para o Enem 2025. Recomenda-se confirmar os detalhes das medidas anunciadas na prefeitura ou órgão de transporte local, pois as regras de acesso podem variar.

Fonte: agenciabrasil.ebc.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas notícias

Leia mais