Desemprego em Queda: 18 Estados Brasileiros Registram Melhora

Crédito: agenciabrasil.ebc.com.br

Um cenário de otimismo toma conta do mercado de trabalho brasileiro. No segundo trimestre de 2025, 18 das 27 unidades federativas do país apresentaram redução na taxa de desocupação, enquanto as demais nove mantiveram-se estáveis em relação ao primeiro trimestre do ano. O resultado impulsionou a taxa média de desemprego para 5,8%, o menor índice desde o início da série histórica em 2012.

O panorama, revelado em pesquisa, indica disparidades regionais significativas. As maiores taxas de desocupação foram observadas em Pernambuco (10,4%), Bahia (9,1%) e no Distrito Federal (8,7%). Por outro lado, Santa Catarina (2,2%), Rondônia (2,3%) e Mato Grosso (2,8%) exibiram os menores índices.

Um marco importante foi alcançado por 12 estados, que registraram o menor nível de desemprego já documentado em suas séries históricas durante o segundo trimestre. São eles: Amapá (6,9%), Rio Grande do Norte (7,5%), Paraíba (7%), Alagoas (7,5%), Sergipe (8,1%), Bahia (9,1%), Minas Gerais (4%), Espírito Santo (3,1%), São Paulo (5,1%), Santa Catarina (2,2%), Rio Grande do Sul (4,3%) e Mato Grosso do Sul (2,9%).

A pesquisa considera indivíduos com 14 anos ou mais, abrangendo diversas modalidades de ocupação, desde empregos formais até atividades autônomas. Apenas indivíduos que buscam ativamente por emprego são classificados como desocupados. A coleta de dados é realizada através de visitas a aproximadamente 211 mil domicílios distribuídos por todo o território nacional.

Fonte: agenciabrasil.ebc.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas notícias

Leia mais