Um marco na retomada do cinema nacional nos anos 90, o filme “Carlota Joaquina, Princesa do Brazil” está de volta às telonas, três décadas após sua estreia original em 1995. A versão remasterizada em 4K foi lançada na última quinta-feira (14) em diversas capitais brasileiras, incluindo Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília, Belo Horizonte, Salvador, Fortaleza, Niterói, Porto Alegre, Belém e São Luiz.
A trama, ambientada entre o final do século XVIII e o início do século XIX, narra a história da princesa espanhola que, ainda criança, é prometida em casamento a Dom João, príncipe de Portugal, que se torna D. João VI após eventos familiares.
A história acompanha a chegada da Família Real Portuguesa ao Brasil, fugindo das turbulências da Revolução Francesa e das ameaças napoleônicas. A Corte Portuguesa estabelece a capital do império no Rio de Janeiro, transformando a história de ambos os países.
No filme, Ludmila Dayer interpreta Carlota Joaquina na infância, enquanto Marieta Severo assume o papel na fase adulta. O elenco também conta com Marco Nanini como Dom João VI, Marcos Palmeira como Dom Pedro I e Vera Holtz como Maria Luísa de Parma.
O filme foi um sucesso de público, permanecendo em cartaz por quase um ano e atraindo um milhão de espectadores. A obra marca a estreia de Carla Camurati na direção, que também assina o roteiro ao lado de Melanie Dimantas.
Fonte: agenciabrasil.ebc.com.br