Caixa Anuncia Lista de Beneficiários de Programa Habitacional na Favela do Moinho

Crédito: agenciabrasil.ebc.com.br

A Caixa Econômica Federal divulgou a lista com os nomes de 453 famílias da Favela do Moinho, em São Paulo, que serão beneficiadas por um programa habitacional. A comunidade, localizada em um terreno da União, passou por uma ação de despejo promovida pelo governo estadual, alvo de críticas pela violência e falta de alternativas para os moradores.

Após negociações com o governo, foi acordado que as famílias poderão adquirir novos imóveis em qualquer região do estado de São Paulo, com valor de até R$ 250 mil. O financiamento será realizado pelo Fundo de Arrendamento Residencial (FAR) e pelo programa estadual CDHU/Casa Paulista.

A Caixa informou que as famílias habilitadas têm um prazo de 12 meses para apresentar a documentação necessária e indicar a moradia de sua preferência, desde que esteja dentro das regras do programa, na modalidade de compra assistida. A instituição também adiantou que novos candidatos serão habilitados e seus nomes divulgados nas próximas semanas.

Os beneficiários listados possuem renda mensal bruta de até R$ 4,7 mil e residiam na Favela do Moinho até 2 de novembro de 2024, conforme o cadastro prévio do governo paulista. Estima-se que a ocupação abrigue cerca de 820 famílias.

As famílias com nomes na lista já podem iniciar o processo de contratação, apresentando a documentação exigida e indicando os imóveis para aquisição. A Caixa realizará a análise documental e vistoria do imóvel.

Em junho, o governo federal autorizou a cessão gratuita do terreno da União ao Estado, por um período de até 20 anos, prorrogáveis. No local da comunidade, serão construídos um parque público e uma estação de trens. O acordo prevê a remoção das famílias sem o uso de violência.

Fonte: agenciabrasil.ebc.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas notícias

Leia mais