Brasil e México Ampliam Comércio Agrícola e Firmam Acordos Estratégicos

Crédito: agenciabrasil.ebc.com.br

O Brasil e o México expandiram suas relações comerciais com a abertura de novos mercados para produtos agrícolas. O anúncio foi feito durante a visita oficial do vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, ao México. Um dos pontos altos da viagem foi um encontro com a presidenta mexicana, Claudia Sheinbaum, no Palácio Nacional, onde discutiram temas como multilateralismo, fortalecimento da democracia, inclusão social e combate à fome.

O Brasil abrirá seu mercado para aspargos, pêssegos e derivados de atum mexicanos. Em contrapartida, o México permitirá a importação de farinha de ração animal para bovinos e suínos proveniente do Brasil.

O governo brasileiro também solicitou ao México a continuidade dos incentivos do Pacote contra a Inflação e a Escassez (Pacic), que facilita a compra de alimentos pelo Brasil. Essa medida é especialmente importante para a carne bovina, da qual o México é o segundo maior destino das exportações brasileiras.

Além dos avanços no setor agrícola, as conversas para a atualização do Acordo de Complementação Econômica nº 53 (ACE 53), assinado em 2002, também progrediram. O acordo visa a eliminação ou redução de tarifas de importação para aproximadamente 800 posições tarifárias.

Foram firmados acordos nas áreas de vigilância sanitária para a aprovação de novos fármacos e na área de pesquisa sobre arboviroses, que incluem troca de experiências no desenvolvimento de vacinas, como a da dengue.

Outro destaque da agenda foi o avanço dos negócios da Embraer no México. A empresa brasileira fechou a venda de 20 aeronaves das famílias de jatos E190 e E195 para a companhia estatal Mexicana de Aviación, a maior do país. O governo brasileiro também ofereceu a possibilidade de venda do cargueiro KC-390, uma aeronave multimissão com capacidade para transportar até 26 toneladas, realizar reabastecimento aéreo e atuar em missões como busca e salvamento e ajuda humanitária.

Fonte: agenciabrasil.ebc.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas notícias

Leia mais