Alerta de Desastre: Defesa Civil testa sistema de aviso via celular

Crédito: agenciabrasil.ebc.com.br

A Defesa Civil Nacional realizou neste sábado um teste do novo sistema de alerta de emergência para desastres naturais, enviando mensagens para celulares de moradores do Distrito Federal e de 12 municípios em Goiás, Mato Grosso do Sul e Mato Grosso.

Por volta das 15h, os usuários receberam uma mensagem de texto com um alerta de demonstração do sistema “Defesa Civil Alerta”. O aviso surgiu de forma destacada na tela inicial dos aparelhos, acompanhado de um som de sirene.

A mensagem exibida continha a seguinte informação: “Defesa Civil: Demonstração do novo sistema de alerta de emergência no Distrito Federal. Mais informações, consulte o Defesa Civil Alerta”.

Com o envio desta mensagem de teste, o Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional, responsável pela Defesa Civil, completou a fase de nacionalização do sistema de alerta. Após essa etapa, a Defesa Civil planeja enviar alertas reais de desastres em áreas com risco iminente.

Para receber os alertas, não é necessário realizar nenhum cadastro. As mensagens serão enviadas de acordo com a cobertura do sinal de celular em aparelhos compatíveis com as redes 4G e 5G.

Os alertas serão classificados em dois níveis: Extremo e Severo. O alerta extremo é considerado o mais grave pela Defesa Civil, indicando urgência imediata. Nesses casos, o alarme sonoro será emitido mesmo que o celular esteja no modo silencioso. Já o alerta severo indica um perigo esperado, permitindo que a população tenha mais tempo para seguir as medidas de segurança recomendadas pela Defesa Civil. Nesses casos, o sinal sonoro não será emitido no modo silencioso.

Apesar do aviso prévio da Defesa Civil sobre o teste, alguns moradores foram pegos de surpresa e relataram susto ao ouvir o sinal sonoro. Diante disso, a Defesa Civil utilizou suas redes sociais para tranquilizar a população, informando: “Recebeu o alerta aí hoje? Calma, era só um teste do DefesaCivilAlerta! Hoje foi apenas uma demonstração”.

Fonte: agenciabrasil.ebc.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas notícias

Leia mais