Mais de 700 Pinguins Mortos Assustam no Litoral de São Paulo

Crédito: agenciabrasil.ebc.com.br

Um número alarmante de pinguins-de-magalhães (Spheniscus magellanicus) foi encontrado morto no litoral sul de São Paulo, levantando preocupações sobre as possíveis causas do incidente. O Instituto de Pesquisas Cananéia (IPeC) registrou a ocorrência de 739 animais mortos nas cidades de Cananéia, Iguape e Ilha Comprida, entre os dias 15 e 21 deste mês.

A condição dos corpos, em avançado estado de decomposição, tem dificultado a identificação precisa da causa das mortes, segundo o instituto. Entre as hipóteses levantadas, baseadas em necropsias de animais frescos e quadros clínicos de espécimes vivos, estão os efeitos da migração por longas distâncias, a dificuldade em encontrar alimento, a presença de parasitas, quadros infecciosos e a interação com a pesca.

Apesar do grande número de mortes, especialistas afirmam que a espécie não está em risco de extinção devido a eventos isolados como este. Estima-se que existam de 2 a 3 milhões de pinguins-de-magalhães na natureza, concentrados principalmente em grandes colônias na Argentina. No entanto, a espécie enfrenta ameaças constantes devido a pressões antrópicas e climáticas em seu habitat natural.

O IPeC, responsável pelo Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos, realiza atividades de salvamento, reabilitação e conservação da fauna marinha, além de destinar corretamente os animais marinhos mortos encontrados nas praias da região, incluindo pinguins, focas e baleias.

Em caso de encontrar algum animal marinho debilitado nas regiões de Cananéia, Iguape e Ilha Comprida, o IPeC pode ser acionado através dos telefones (13) 3851-1779, 0800 642 33 41 ou pelo WhatsApp (13) 99691-7851.

Fonte: agenciabrasil.ebc.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas notícias

Leia mais