Dois Lotes de Vacina Suspensa Após Morte Suspeita de Centenas de Animais

Crédito: agenciabrasil.ebc.com.br

Quase duzentos animais podem ter morrido após reações adversas possivelmente ligadas à vacina Excell 10, utilizada na prevenção da clostridiose. O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) determinou a retirada de circulação dos lotes 016/2024 e 018/2024, fabricados pelo laboratório Dechra Brasil Produtos Veterinários.

Os registros iniciais indicam o óbito de 194 ovinos, 4 caprinos e 1 bovino. A de Defesa Agropecuária do Piauí notificou o Mapa sobre a situação em 12 de agosto. Em resposta, o ministério solicitou relatórios à empresa e iniciou uma fiscalização no dia seguinte.

Uma inspeção foi realizada em 14 de agosto no laboratório fabricante, localizado em Londrina. No dia seguinte, foi emitida uma ordem de apreensão cautelar dos lotes 016/2024 e 018/2024 da vacina Excell 10 na distribuidora responsável pela comercialização.

O fabricante foi instruído a apresentar o mapa de distribuição da vacina em todo o país. No dia 15, o laboratório Dechra Brasil comunicou a distribuidores e lojistas a suspensão imediata da venda dos lotes sob suspeita.

A apreensão dos lotes na distribuidora em Teresina, Piauí, começou em 18 de agosto. Amostras foram coletadas para análise laboratorial.

Segundo o Secretário de Defesa Agropecuária, Carlos Goulart, o Mapa está trabalhando em conjunto com os órgãos estaduais de defesa sanitária para apurar a causa das mortes e implementar medidas de proteção à produção pecuária.

O ministério informou que as ações de fiscalização e investigação continuam, com inspeções no estabelecimento fabricante e testes em amostras da vacina e dos animais mortos. A previsão inicial para conclusão do processo investigativo é de 60 dias.

A clostridiose, uma doença potencialmente fatal causada por toxinas de bactérias do gênero Clostridium spp, pode apresentar sintomas como inchaço muscular, manqueira, incoordenação motora e, em casos mais graves, rigidez muscular, tremores, trismo, opistótono e convulsões.

O Mapa reforça que a vacinação permanece sendo uma estratégia eficaz no combate à clostridiose.

Em comunicado, a Dechra Brasil Produtos Veterinários confirmou estar ciente dos relatos de reações adversas em caprinos, ovinos e bovinos após a aplicação da Excell 10.

A empresa declarou que está investigando a situação em colaboração com o Mapa. Como medida de precaução, suspendeu as vendas e iniciou o recolhimento dos lotes 016/24 e 018/24. A Dechra Brasil disponibilizou canais de comunicação para relatos de reações adversas relacionadas à Excell 10: 0800 400 7997 ou (43) 991351168.

Fonte: agenciabrasil.ebc.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas notícias

Leia mais