Lula age contra impacto de tarifas de Trump em setores brasileiros

Crédito: agenciabrasil.ebc.com.br

O governo brasileiro finaliza um plano de contingência para auxiliar os setores da economia impactados pelas tarifas impostas pelos Estados Unidos a produtos brasileiros. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o vice-presidente Geraldo Alckmin se reúnem nesta segunda-feira para discutir os detalhes finais da ação. Alckmin tem liderado as negociações com as autoridades estadunidenses e o diálogo com o setor produtivo nacional.

A previsão é de que o plano seja divulgado até esta terça-feira. As medidas incluem a concessão de crédito para as empresas mais afetadas e o aumento das compras governamentais. A prioridade é o atendimento aos pequenos produtores que dependem da exportação para os Estados Unidos. Um parâmetro será estabelecido para avaliar os efeitos das tarifas sobre cada setor, com base no volume de exportações para o país norte-americano.

No dia 6 de agosto, entrou em vigor a tarifa de 50% sobre uma parte das exportações brasileiras para os EUA. A medida, assinada pelo então presidente americano Donald Trump em 30 de julho, afeta 35,9% das mercadorias enviadas ao mercado norte-americano, o que corresponde a 4% das exportações totais do Brasil.

O governo busca ampliar o número de setores que não serão atingidos pelas tarifas. Aproximadamente 700 produtos do Brasil continuam a pagar a tarifa de 10%. Entre eles, estão suco e polpa de laranja, combustíveis, minérios, fertilizantes e aeronaves civis, incluindo seus motores, peças e componentes.

Fonte: agenciabrasil.ebc.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas notícias

Leia mais