China Libera Importação de Frango Brasileiro Após Suspensão por Gripe Aviária

Crédito: agenciabrasil.ebc.com.br

Após meses de suspensão, a China retomou a importação de carne de frango do Brasil. A medida havia sido imposta em maio, depois da detecção do primeiro caso de gripe aviária em uma granja comercial localizada em Montenegro, no Rio Grande do Sul.

O anúncio da liberação foi feito pela administração alfandegária chinesa nesta sexta-feira. A Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) confirmou a informação, celebrando o que considera um reconhecimento da “competência técnica e diplomática do Brasil”.

A ABPA destacou que a suspensão ocorreu em decorrência do único foco da doença registrado na produção comercial de carne de frango no Brasil, que já foi totalmente superado.

Em maio, quando a suspensão foi anunciada, a China era o maior comprador de carne de frango brasileira, tendo importado 562,2 mil toneladas em 2024, o que representava aproximadamente 10,8% do total exportado pelo Brasil. Entre janeiro e maio, o país asiático importou 228,2 mil toneladas de carne de frango, gerando uma receita de US$ 545,8 milhões.

O Brasil se declarou livre da gripe aviária em 18 de junho, após a desinfecção da granja afetada e a ausência de novos casos por 28 dias. Em setembro, a União Europeia também reconheceu o status de livre da doença, permitindo a retomada das exportações para o bloco.

A ABPA destacou os esforços diplomáticos das autoridades brasileiras para o restabelecimento do fluxo comercial. A entidade mencionou a renegociação de certificados sanitários, com o objetivo de evitar suspensões totais de países em caso de novas ocorrências. A associação considera que a reabertura do mercado chinês representa o sucesso dessas ações.

Fonte: agenciabrasil.ebc.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas notícias

Leia mais