O pagamento da parcela de outubro do Auxílio Gás, no valor de R$ 108, chega ao fim nesta sexta-feira (30) para os beneficiários inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) cujo Número de Inscrição Social (NIS) termina em 0.
O programa, que tem duração prevista até o final de 2026, ampara 5,01 milhões de famílias. A Emenda Constitucional da Transição, aprovada no final de 2022, assegurou a manutenção do benefício em 100% do preço médio do botijão de gás de 13 kg.
Com pagamentos bimestrais, o Auxílio Gás segue o calendário do Bolsa Família. Para ter direito ao benefício, é necessário estar inscrito no CadÚnico e ter pelo menos um membro da família que receba o Benefício de Prestação Continuada (BPC).
A legislação que instituiu o programa prioriza a mulher responsável pela família, bem como mulheres vítimas de violência doméstica.
O investimento do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome para o Auxílio Gás neste mês ultrapassa R$ 542 milhões.
Em setembro, o governo federal lançou o programa Gás do Povo, que gradualmente substituirá o Auxílio Gás. A nova iniciativa prevê que as famílias retirem a recarga do botijão de gás diretamente em revendedoras credenciadas, em vez de receber o benefício em dinheiro.
O programa Gás do Povo tem como objetivo ampliar o número de beneficiários, atingindo aproximadamente 15 milhões de famílias, o que representa um aumento de três vezes em relação ao número atual.
Fonte: agenciabrasil.ebc.com.br