Belém Celebra a Onça-Pintada: Exposição Colorida Transforma a Cidade em Galeria

Crédito: agenciabrasil.ebc.com.br

Belém se veste de arte e cor a partir deste sábado (25) com a inauguração da Jaguar Parade 2025, uma mostra internacional que busca sensibilizar o público sobre a importância da preservação ambiental. A exposição, que coincide com a realização da 30ª Conferência das Nações Unidas Sobre Mudanças Climáticas (COP30) na cidade, apresenta um conjunto de aproximadamente 50 esculturas de onças-pintadas, distribuídas em diversos pontos turísticos e áreas de grande movimento.

As esculturas, com design colorido e estilizado, foram concebidas por artistas de diferentes nacionalidades com o objetivo de destacar a necessidade de proteger a onça-pintada e seu habitat, em especial na Amazônia, região que concentra a maior população do felino.

Dentre as 50 obras, 38 foram criadas por artistas do Pará, duas são do Maranhão e dez são releituras de edições anteriores exibidas em cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Florianópolis, Nova York, Cali e Paris, onde o projeto fez parte da programação dos Jogos Olímpicos de 2024.

A edição em Belém dá destaque ao protagonismo feminino da região amazônica, com a participação das artistas Gaby Amarantos, Fafá de Belém e Isabelle Nogueira, que se unem à iniciativa para reforçar a mensagem de defesa da floresta e da biodiversidade.

As esculturas permanecerão em exposição até o dia 30 de novembro. No dia 29, data em que se comemora o Dia Nacional da Onça-Pintada, será realizado um leilão beneficente das obras. O valor arrecadado será destinado a instituições que trabalham na conservação da espécie.

A Jaguar Parade, criada em 2019, chega à Região Norte pela primeira vez com o objetivo de aliar arte e impacto socioambiental. As onças estarão expostas em locais como o da Amazônia, Estação das Docas, Ver-o-Rio, Praça da República, Praça Santuário de Nazaré e Parque da Residência.

Fonte: agenciabrasil.ebc.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas notícias

Leia mais