Lula em Roma: Encontro com o Papa e Fórum da FAO sobre Fome

Crédito: agenciabrasil.ebc.com.br

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva cumpre agenda em Roma, na Itália, nesta segunda-feira (13), com foco no combate à fome e à pobreza. A programação inclui participação no Fórum Mundial da Alimentação, promovido pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), e uma audiência com o Papa Leão XIV no Vaticano.

O encontro com o líder da Igreja Católica marca a primeira reunião entre os dois desde a eleição de Leão XIV em maio deste ano.

A presença de Lula no Fórum Mundial da Alimentação atende a um convite do diretor-geral da FAO, Qu Dongyu, feito em julho, após o Brasil sair do Mapa da Fome. A taxa de brasileiros em risco de subnutrição ou com acesso insuficiente à alimentação está abaixo de 2,5%.

Em declaração recente, o presidente Lula afirmou que seu discurso no Fórum abordará o tema do fim da fome no Brasil. “A gente tinha acabado com a fome em 2014. Voltei em 2023 e havia 33 milhões de pessoas dentro do Mapa da Fome. Agora, acabamos com ela outra vez em dois anos e meio”, destacou.

O Fórum Mundial da Alimentação se estenderá até o dia 18 e celebrará os 80 anos de criação da FAO. A edição de 2025 do evento focará em segurança alimentar e agricultura sustentável.

Lula também participará da segunda reunião do Conselho de Campeões da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza, iniciativa copresidida por Brasil e Espanha. A reunião avaliará o progresso da Aliança desde sua criação em 2024 e discutirá a Iniciativa de Implementação Acelerada, que apoia planos nacionais de combate à fome em países como Etiópia, Quênia, Haiti, Ruanda e Zâmbia.

A Aliança Global contra a Fome e a Pobreza, lançada durante a presidência brasileira no G20, tem como objetivo erradicar a fome e reduzir as desigualdades. Atualmente, conta com quase 200 membros, incluindo países, fundações, organizações internacionais e instituições financeiras.

Além disso, o presidente Lula inaugurará o espaço do Mecanismo de Apoio da Aliança Global, que funcionará como o secretariado da iniciativa, com sede na FAO e escritórios em Brasília, Adis Abeba, Bangkok e Washington.

Fonte: agenciabrasil.ebc.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas notícias

Leia mais