Vacina HPV Diminui drasticamente Câncer de Colo de Útero no Brasil

Crédito: agenciabrasil.ebc.com.br

Um estudo abrangente, conduzido entre 2019 e 2023, revelou um impacto significativo da vacinação contra o papilomavírus humano (HPV) no Brasil. A pesquisa, que analisou dados do Sistema Único de Saúde (SUS) de mais de 60 milhões de mulheres entre 20 e 24 anos a cada ano, demonstra uma notável redução nos casos de câncer do colo do útero após a implementação da vacinação.

Os resultados indicam uma diminuição de 58% nos casos de câncer do colo do útero e de 67% nas lesões pré-cancerosas graves (NIC3) entre as mulheres vacinadas. O estudo aponta que o efeito protetor da vacina se manifesta mesmo antes da idade recomendada para o rastreamento da doença, que é a partir dos 25 anos.

A pesquisa destaca o potencial da vacinação como uma das estratégias de saúde pública mais eficazes para salvar vidas e reduzir as desigualdades no acesso à saúde. Os resultados reforçam a importância da vacinação contra o HPV, não apenas em países desenvolvidos, mas também em contextos com recursos limitados, como o Brasil.

Desde 2014, a vacina contra o HPV é oferecida gratuitamente pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI) do SUS. Em 2024, o Brasil adotou o esquema de dose única, seguindo as evidências científicas mais recentes. Em 2025, a vacinação foi ampliada para adolescentes de 15 a 19 anos, além de grupos prioritários como usuários de PrEP, imunossuprimidos e pacientes com papilomatose respiratória recorrente.

Estima-se que entre 50% e 70% das pessoas sexualmente ativas terão contato com o HPV em algum momento da vida. A vacina protege contra até 98% dos tipos oncogênicos mais perigosos.

A vacinação contra o HPV é indicada para meninas e meninos de 9 a 14 anos, mulheres e homens que vivem com HIV, transplantados de órgãos sólidos, de medula óssea ou pacientes oncológicos na faixa etária de 9 a 45 anos; vítimas de abuso sexual, imunocompetentes, de 15 a 45 anos que não tomaram a vacina ou estão com o esquema incompleto, usuários de Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) de HIV, com idade de 15 a 45 anos que não tomaram a vacina, e pacientes portadores de Papilomatose Respiratória Recorrente/PRR a partir de 2 anos de idade. A vacina está disponível em unidades básicas de saúde e em Centros de Referência para Imunobiológicos Especiais (Crie) para grupos específicos.

Fonte: agenciabrasil.ebc.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas notícias

Leia mais