RJ: Queda nos Indicadores da Covid Sinaliza Melhora no Cenário Epidemiológico

Crédito: agenciabrasil.ebc.com.br

O estado do Rio de Janeiro observa uma tendência de redução nos indicadores de Covid-19, conforme dados do boletim Panorama Covid, da Secretaria de Estado de Saúde (SES-RJ). O levantamento aponta que cinco dos oito indicadores considerados precoces demonstram uma trajetória de declínio.

Um dos principais destaques é a diminuição na taxa de positividade dos testes rápidos, tanto na rede pública (Sistema Único de Saúde – SUS) quanto na rede particular. Nos testes realizados no SUS, a taxa caiu de 16,8% para 11,2%. Já na rede privada, o índice diminuiu de 14,1% para 8%.

Houve também uma redução no número de solicitações de leitos para pacientes adultos e crianças com sintomas gripais atendidos nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) estaduais. O número de solicitações de leitos para adultos, por exemplo, passou de 652 em agosto para 562 no início de setembro.

O número de pacientes adultos com sintomas gripais que procuraram atendimento nas UPAs do estado também apresentou queda na primeira semana de setembro. De 10 a 16 de agosto, foram registrados 1.613 pacientes, enquanto entre 31 de agosto e 6 de setembro, esse número diminuiu para 1.490.

Nos atendimentos pediátricos, após um aumento em agosto, também se observou um recuo. Entre 10 e 16 de agosto, foram atendidas 873 crianças. O número cresceu para 1.182 entre 17 e 23 de agosto, mas recuou para 1.088 de 24 a 30 de agosto, mantendo a tendência de queda na primeira semana de setembro, com 1.040 atendimentos.

O número de casos confirmados de Covid-19 também apresenta estabilização. As estimativas apontam para 239 casos entre 24 e 30 de agosto.

Análises laboratoriais indicam predominância do rinovírus entre crianças e do vírus da Covid-19 entre idosos. Diante desse cenário, a secretaria reforça a importância da vacinação para a população idosa, incentivando a procura pelas unidades básicas de saúde para receber a dose.

Fonte: agenciabrasil.ebc.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas notícias

Leia mais